Dicas e conselhos para cuidados com a pele Tips and advices for skin care.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Peelings químicos para melhorar a pele
Peelins químicos são procedimentos através dos quais ácidos são aplicados na pele para causar esfoliação seguida por regeneração. Por meio dessa técnica, a "nova" pele reaparece hidratada, mais clara, mais suave e mais saudável.
Muitas fórmulas estão disponíveis para peelings químicos, cada uma com suas próprias indicações. Exemplos dessas fórmulas incluem alfa-hidroxi-ácidos, ácido tricloroacético, solução de Jessner (ácidos salicílico + láctico) e ácido retinóico.
Os peelings podem ser classificados em superficial, médio ou profundo considerando o grau de penetração do ácido na pele. Aumentando-se a profundidade, maiores os riscos de efeitos adversos e complicações. Pacientes com peles morenas ou negras precisam de uma preparação adequada da pele algumas semanas antes da seqüência de peelings para evitar hiper ou hipopigmentação pós-inflamatória. Essa preparação é prescrita pelo dermatologista.
As indicações para peelings químicos são:
- Acne: comedões, espinhas e cicatrizes superficiais.
- Lesões pigmentadas: lentigos solares, manchas senis, sardas, melasma (cloasma , máscara da gravidez).
- Rugas finas, especialmente ao redor dos olhos ( pés de galinha ).
O número de sessões necessárias pode variar : 2-4 sessões para acne (mais se houver cicatrizes); 1-3 sessões para manchas superficiais (mais se a pigmentação for mais profunda).
Para este procedimento, o dermatologista aplica a substância na pele e aguarda 5-10 minutos antes de neutralizá-la - uma sensação de ardor pode ser sentida durante o processo. Peelings mais profundos são mais dolorosos e necessitam de anestesia. Durante alguns dias após o tratamento, a pele fica vermelha e descama. A regeneração total da pele da face demora de 7 a 10 dias.
Após cada sessão, devem ser tomados alguns cuidados: evitar o contato com a pele que se encontra sensibilizada, uso freqüente de emolientes/hidratantes nas áreas tratadas, evitar exposição ao sol, aplicar filtros solares adequados de 3/3 horas.
As complicações são raras se o procedimento for feito por um médico experiente. Elas incluem hiperpigmentação pós-inflamatória (manchas escuras mais freqüente na pele morena), cicatrizes, infecções por herpes e alergias.
Importante: peelings químicos não funcionam para reduzir o tamanho dos poros, vasinhos, cicatrizes profundas, rugas profundas e flacidez.
Dúvidas? https://plus.google.com/+AnaCristinaDinizSilvaDermatology/posts
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário