sábado, 28 de junho de 2014

#celulite - conheça aqui os mitos e verdades!


Você tem celulite? Pois saiba que não está sozinho: essa condição estética afeta quase 90% das mulheres em algum momento de suas vidas, mesmo aquelas esbeltas e em forma. Porém existe muita desinformação por aí sobre a celulite: causas, fatores predisponentes e opções de tratamento. Então, antes de agendar um procedimento estético ou gastar uma fortuna em cosméticos, leia aqui os mitos e verdade sobre a celulite. 

A celulite é causada por toxinas no organismo 
Mito 

Alguns cosméticos prometem melhorar a celulite ao remover as impurezas e toxinas do corpo. Nada a ver! Na verdade, a celulite ocorre quando os depósitos de gordura ficam pressionados contra fibras de colágeno, ou seja, a gordura invade o tecido conjuntivo bem embaixo da pele (geralmente nas nádegas e coxas, mas também nos braços e barriga). O tecido conjuntivo pode se tornar enfraquecido devido a alterações hormonais, falta de exercício físico, excesso de gordura e má circulação. 

As mulheres têm mais celulite do que os homens 
Fato 

As mulheres tendem a acumular mais gordura em torno de seus quadris e coxas; além disso, as mulheres também têm menos tecido conjuntivo de sustentação, ou seja, são muito mais predispostas... Contudo, estima-se que cerca de 10% dos homens também sofrem com a celulite...

A celulite piora com a idade 
Fato 

Os hormônios também predispõem ao aparecimento da celulite: durante o envelhecimento, as mulheres passam a produzir menos estrogênio, um hormônio que ajuda a manter os vasos sanguíneos funcionando normalmente. Menos estrógeno pode significar pior circulação causando diminuição na produção de colágeno e enfraquecimento do tecido conjuntivo. 

Celulite pode estar em sua genética 
Fato 

Verdade! Se sua mãe e avó tinham celulite, você terá chances maiores de também desenvolvê-la. Mas vale a pena ressaltar: a genética é apenas uma pequena parte do quebra-cabeça da celulite; fatores como dieta, exercícios e peso saudável também desempenham papéis importantes.

Celulite só afeta pessoas gordas ou fora de forma
Mito 

Excesso de peso torna a celulite mais visível; quanto mais gordura armazenada, maior a pressão sobre o tecido conjuntivo, maior a formação de celulite. Mas não se engane! A celulite também acomete mulheres esguias e em forma, mesmo as top models mais famosas!

O exercício pode reduzir o aparecimento da celulite 
Fato 

A prática regular de exercícios não cura a celulite, mas em muitos casos, pode ajudar a prevenir ou amenizar. A celulite ocorre quando fibras elásticas e de colágeno debaixo da pele tornam-se fracas ou perdem sua elasticidade. Ou seja, o alongamento e fortalecimento dessas fibras através da atividade física pode ajudar (além de queimar o excesso de gordura corporal). Rotinas de yoga para bumbum e coxas assim como musculação fortalecem os músculos e melhoram a circulação. 

Atividade aeróbica é a melhor para reduzir a celulite 
Mito 

Correr ou outras formas de exercício aeróbico podem ajudar a manter o peso, o que pode reduzir o acúmulo de gordura​​. Mas para realmente suavizar o aspecto da pele, treinamentos musculares específicos são os ideais.

Cremes e cosméticos podem curar a celulite 
Mito 

Estudos descobriram que os produtos que contêm retinóides (rotulados como "retinol") podem ter efeitos temporários ao criar um espessamento da pele, que ajudar a camuflar os furinhos. São poucas as evidências de que cremes ou esfoliantes com ingredientes estimulantes, como a cafeína, gengibre e chá verde ou preto possam ajudar; estes produtos podem sim ajudar na modelação e contorno corporais, o que não é a mesma coisa que combater a celulite. 

Preenchimentos podem uniformizar a pele "casca de laranja" 
Fato 

Preenchedores dérmicos injetáveis ​​como Restylane e Radiesse, utilizados principalmente para contornos  e rugas faciais, também têm se mostrado benéficos para camuflagem temporária da celulite. Para pessoas magras, com poucos buracos mais fundos, o preenchimento pode resolver muito bem. No entanto, o procedimento é caro, e os resultados tendem a durar apenas alguns meses. 

Procedimentos não-invasivos para a celulite realmente funcionam 
Fato 

Laser, rádio-freqüência, e técnicas de massagem têm sido utilizados há vários anos para reduzir a celulite; embora os resultados não sejam permanentes, eles são eficazes a curto prazo. Tratamento com radiofrequência Thermage CL e Vela Shape  são mais caros, mas os resultados mais duradouros (seis meses a um ano).

Lipoaspiração melhora a celulite 
Mito 

Se a celulite é o seu problema, a lipoaspiração não deve ser a sua solução. Na verdade, esse procedimento cirúrgico pode alterar a distribuição de gordura tornando-a mais irregular e piorando o aspecto da celulite. Outro procedimento a vácuo (mas não-cirúrgico), conhecido como endermologia, pode ajudar: trata-se de ventosas de sucção que são aplicadas sobre a pele da paciente por cerca de 30 minutos. Os resultados são visíveis depois de aproximadamente 10 sessões (duas vezes por semana). 

Certos alimentos podem ajudar a combater a celulite 
Fato 

Sua dieta por si só não pode determinar se você vai ter ou não celulite, mas uma dieta bem equilibrada pode reduzir a inflamação e ajudar a manter um peso saudável. Manter-se hidratado, tanto bebendo água potável ou comendo alimentos com alto teor de água, mantem o tecido conjuntivo forte e flexível. Pepinos, rabanetes, tomates e pimentões (juntamente com muitas outras frutas e vegetais) têm mais de 90% água em sua composição. 

Apenas o médico dermatologista pode tratar a celulite
Mito 

O consultório médico é um bom lugar para começar, e muitos dermatologistas realizam tratamentos em suas clínicas. No entanto, spas e centros estéticos também podem realizar tratamentos como Endermologia e outros procedimentos não-invasivos: certifique-se de que o profissional é licenciado e tem treinamento adequado na aparelhagem que você escolher. 

Roupas que prometem agir contra a celulite 
Mito 

Apenas uma jogada de marketing, mito. Na verdade, para roupas muito apertadas, o contrário pode ser verdadeiro: elásticos de roupas íntimas, por exemplo, podem contribuir para o aparecimento da celulite por limitar o fluxo sanguíneo. 

Fumar predispõe à celulite 
Fato 

O fumo reduz o fluxo sanguíneo e a enfraquece o colágeno, o que favorece  e piora a celulite. Além disso, fumar traz outros malefícios à pele, como rugas e envelhecimento precoce.

Não há nenhuma solução definitiva para a celulite 
Fato (por enquanto) 

O procedimento mais recente e promissor é a cirurgia chamada Cellulaze, aprovada pelo FDA em 2012, no qual um laser óptico derrete gordura, rompe o tecido conjuntivo fibroso e estimula o crescimento de colágeno novo, tudo através de uma pequena incisão na pele . A recuperação é rápida: você pode fazer na sexta-feira e voltar ao trabalho na segunda. O tratamento custa cerca de R$ 3.500 por perna, mas os resultados duram pelo menos um ou dois anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário