quinta-feira, 19 de junho de 2014

#emagrecimento - os benefícios dos chás em sua dieta


Alguns benefícios do chá verde você já conhece. Ele é feito da Camellia sinensis, ajuda a emagrecer e protege contra radicais livres. Talvez o que você não saiba é que essa mesma planta dá origem a outros chás: vermelho, amarelo e branco. Todos estes possuem as mesmas propriedades do verde, mas são bem mais potentes: ajudam a emagrecer através da termogênese (aumento da temperatura corporal), que acelera o metabolismo favorecendo a queima de gorduras. Outras propriedades dessa família de chás são:
Antioxidante: as catequinas previnem o envelhecimento precoce por agirem contra vilões, os radicais livres.
Digestivo: ativa a produção dos ácidos e enzimas digestivas.
Energético: a presença de cafeína acelera o metabolismo.
Antibacteriano: auxilia no combate às bactérias causadoras de cáries. 


Outras ervas que também são potentes no emagrecimento: hibisco, sene, carqueja, erva de bugre, boldo do Chile, alcachofra, jalapa e funcho. O ideal é tomar pelo menos um litro da bebida feita da folha escolhida por dia, por pelo menos por três dias da semana. Quem prefere o chá gelado ao quente pode tomá-lo até 24 horas depois do seu preparo. Depois desse tempo, os chás perdem algumas de suas propriedades.

Chá de oliveira - o detonador de gordura!: 
Pouco consumido pelo brasileiro, quase não é encontrado em saquinhos. No entanto, é um ótimo aliado na queima de gordura, principalmente na região do quadril. Alguns estudos demonstram que ele é mais potente que os chás verdes e seus derivados; também possui quatro vezes mais selênio, cobre, zinco, magnésio e potássio.

Os chás de camomila e erva-doce também ajudam no emagrecimento, mas de outra forma: quando se transformam em bebidas, diminuem as chances de você atacar guloseimas ou fazer um prato muito grande. Isso por que têm ação calmante e ajudam a digestão, o que auxilia na absorção dos nutrientes certos pelo organismo

Como preparar os chás:
Na hora do preparo, o ideal é preferir as folhas aos chás em saquinho. Isso porque as folhas em saquinhos são trituradas e, por isso, perdem vários nutrientes que existem em folhas maiores. O chá a granel passa por um processamento manual, e é usado para chás de qualidade elevada. Para obter o máximo do sabor e dos benefícios do chá, é necessário também mais espaço e circulação de água fazendo com que as folhas se expandam na infusão. O que não ocorre com um chá de saquinho.


Para a dieta dar certo, a ingestão dos chás deve estar aliada a uma alimentação balanceada. Além disso, as refeições devem ser fracionadas pelo menos em cinco vezes ao dia. Os chás nunca devem ser ingeridos logo antes ou após as refeições, e sim nos intervalos entre elas, pois podem diminuir a absorção de vitamina C e ferro se forem consumidos junto com a comida. Outra dica é beber os chás até o fim de tarde, por volta das 18h, por causa da cafeína: ingeri-los mais à noite pode causar insônia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário