sexta-feira, 18 de julho de 2014

#tireóide - sintomas que podem ser causados pelo mau funcionamento (hipo- ou hipertireoidismo).


A tireóide, uma glândula em forma de borboleta localizada no pescoço, pode ter um impacto dramático sobre uma enorme variedade de funções corporais, e se você é uma mulher com mais de 35, suas chances de ter um distúrbio da tireóide são de mais que 30%, de acordo com algumas estimativas.  As mulheres são até 10 vezes mais propensas que os homens a ter problemas de tireóide. 

Localizada acima do pomo de Adão, a tireóide produz hormônios tireoideanos (HT), que regulam, entre outras coisas, a temperatura corporal, o metabolismo e os batimentos cardíacos. As doença da tireóide podem ter causa genética e auto-imune; gravidez, estresse, deficiências nutricionais e até mesmo toxinas no meio ambiente também podem predispor. 

Aqui eu listo alguns sintomas e sinais que podem indicar um distúrbio da tireóide:

Você está esgotado 
Sentindo-se cansado e sem energia podem estar associados com o hipotireoidismo, doença causada pela falta de hormônios da tireóide. De acordo com especialistas, a fadiga é o sintoma número um. Aquele tipo de fadiga em que você já está cansado de manhã, depois de uma noite inteira de sono. 

Você está se sentindo para baixo 
Sentir-se deprimido ou triste também pode ser um sintoma de hipotireoidismo. Isso porque a falta de hormônio da tireóide pode ter um impacto negativo sobre os níveis de serotonina no cérebro. 

Apetite alterado
Um aumento do apetite pode ser um sinal de hipertireoidismo, doença causada pelo excesso de hormônio tireoidiano que pode aumentar a fome o tempo todo. No entanto, a ingestão elevada de alimentos não resulta em ganho de peso nestes casos.

Perda do interesse por sexo 
A falta de hormônio da tireóide (hipotireoidismo) pode contribuir para a diminuição da libido; entretanto, o efeito negativo de outros sintomas da doença como ganho de peso, baixa energia e dores no corpo também podem alterar o desejo sexual.

Palpitações e taquicardia
Sensação de aceleração dos batimentos cardíacos ou mesmo arritmia (batimentos irregulares ou falhas no pulso) pode ser sintoma de hipertireoidismo, ou seja, produção excessiva de hormônios.

Pele seca
Pele seca com coceira pode ser um sintoma de hipotireoidismo, devido ao metabolismo mais lento. Pele sem umidade pode rapidamente tornar-se seca e descamativa. Da mesma forma, as unhas podem se tornar quebradiças e podem apresentar estriações. 

Mau funcionamento do intestino
Pessoas com hipotireoidismo, por vezes, se queixam de constipação. A interrupção na produção hormonal causa uma desaceleração dos processos digestivos. No outro lado do espectro, hiperatividade da glândula tireóide pode causar diarréia, que é um sintoma de hipertiroidismo. 

Ciclo menstrual irregular 
Períodos menstruais longos com fluxo pesado e cólicas podem ser sinal de hipotireoidismo. Os intervalos entre as menstruações são menores. Se o fluxo torna-se muito intenso, anemia também deve ser investigada.

Pressão alta 
Ambos hipertireoidismo e hipotireoidismo podem ser culpados. Segundo algumas estimativas, as pessoas com hipotireoidismo têm 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver hipertensão. 

Alterações do termostato
Sensação de frio ou de calafrios é associada com hipotireoidismo. A desaceleração do metabolismo causada por uma disfunção da tireóide significa menos energia, e com isso menos produção de calor. Por outro lado, pessoas com hipertireoidismo podem sentir muito calor ou suar profusamente. 

Ganho de peso
O ganho de peso é uma das principais razões para se checar a função da tireóide. Em tais casos, não há razão específica ou mudança de hábitos que possa justificar o ganho. É quase sempre devido a uma disfunção da tiróide. 

Seu cabelo está quebradiço e caindo
Cabelos secos, quebradiços e com queda podem ser um sinal de hipotireoidismo. A falta de hormônio da tireóide modifica o ciclo de crescimento do cabelo, deixando os folículos em modo de "repouso", o que resulta em perda de cabelo, às vezes no corpo todo, inclusive na parte externa das sobrancelhas. Por outro lado, hipertireoidismo pode causar afinamento dos fios mas apenas na cabeça. 

Você tem dificuldade para engravidar 
Dificuldade em conceber associa-se a um maior risco de problemas de tireóide não diagnosticados. Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem interferir na ovulação, o que prejudica a fertilidade. Distúrbios da tireóide também estão ligados a complicações e riscos na gravidez. 

Se você tem um ou mais destes sintomas e suspeita de doença da tireóide, consulte o seu médico; ele pedirá dosagens de hormônio estimulador da tireóide (TSH), T3 livre e T4 livre. Com base nesses resultados, tratamentos específicos poderão ser prescritos para alívio dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário