O ácido hialurônico é uma molécula rica em água, responsável por dar volume à pele. É produzido na derme por células chamadas de fibroblastos. A diminuição da produção de ácido hialurônico que ocorre com o envelhecimento resulta em uma pele frouxa e flácida, com rugas estáticas características. As injeções de ácido hialurônico são usadas para preencher estas rugas e melhorar o aspecto da pele, devido a seu efeito de volume.
Quais são as áreas mais propícias para o uso de ácido hialurônico?
- sulcos nasogenianos
- lábios
- rugas ao redor da boca
- pés de galinha
- depressões na mandíbula e nas bochechas
- cicatrizes atróficas (queimaduras, acne, trauma)
Como o tratamento é feito?
É feito através de injeções, com agulha muito fina, nas regiões com rugas ou perda de volume.
É doloroso?
O procedimento leva apenas alguns minutos para ser feito (até uma hora): dor, quando presente, é auto-limitada e devida à inserção da agulha. A dor pode ser reduzida através da aplicação de um anestésico tópico antes do procedimento.
Alguma restrição a injeção?
O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento ambulatorial e a maioria dos pacientes pode retomar às suas atividades logo após a sessão.
Quanto tempo os efeitos do ácido hialurônico duram?
Os efeitos são temporários e duram de 6 a 18 meses. Por conseguinte, uma ou duas sessões por ano são necessárias para manter o resultado.
A duração do efeito varia de acordo com: o tipo de ácido hialurônico utilizado, o nível de envelhecimento da pele e a zona injetada. Nos lábios, que são ricamente vascularizados, o efeito dura apenas cerca de 4 meses, enquanto que nas pálpebras, o efeito pode durar até um ano e meio.
Há efeitos colaterais?
Eles não são freqüentes. Reações alérgicas são extremamente raras, pois o ácido hialurônico é um constituinte normal da derme, presente em todos os organismos vivos. Portanto, não são necessárias injeções de "teste" para triagem de alergia.
Efeitos frequentes: dor durante a injeção (pode ser aliviada através da aplicação de um creme anestésico), inchaço que pode durar até 3 dias, pequenos hematomas.
Mais raramente: dores de cabeça, náuseas, sintomas gripais, dor muscular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário