sexta-feira, 4 de julho de 2014

#endometriose - fique atenta se tiver cólica menstrual com diarreia...

A cólica menstrual é uma das principais queixas das mulheres: normalmente essas dores melhoram rápido com o uso de alguns medicamentos. Porém, quando as dores vêm acompanhadas de crises de diarreia, ou são persistentes até mesmo durante a relação sexual, a mulher pode ter endometriose. Essa doença atinge 10% das brasileiras em idade reprodutiva e é ocasionada por uma inflamação na região pélvica: algumas células do endométrio não são expelidas normalmente durante a menstruação, mudam seu percurso e através das trompas chegam na cavidade abdominal. Ali essas células se aderem em órgãos como bexiga, ovário, intestino e vagina.
Ao ficarem instaladas em outros órgãos, essas células desencadeiam um processo inflamatório dentro do organismo, causando dores e sangramentos. Quando a endometriose se aloja nas trompas, pode levar à infertilidade feminina, ou seja, pode reduzir drasticamente as chances de engravidar naturalmente. 
Os tratamentos podem variar de acordo com a gravidade e intensidade da doença. Normalmente o médico prescreve medicamentos que suspendem a menstruação, como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos,para tentar impedir a proliferação da endometriose para outros órgãos. Outro tratamento, este mais agressivo, é a cirurgia laparoscópica para remoção dos focos de endometriose em casos mais extensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário