terça-feira, 1 de julho de 2014

O que suas #unhas podem dizer sobre sua saúde?

Você gasta tanto tempo aparando, lixando e pintando suas unhas, mas você provavelmente não passa muito tempo olhando para elas ao natural. E isso significa que você pode não estar percebendo alterações de cor e textura que podem indicar doenças mais sérias, como diabetes e câncer... Aqui vão algumas dicas: 

Unhas pálidas ou brancas
Se suas unhas estão com aspecto pálido e fantasmagórico, você pode ter anemia, uma doença do sangue caracterizada por uma contagem baixa de glóbulos vermelhos. Anemia causada por baixos níveis de ferro pode diminuir a oxigenação do sangue, o que faz com que a pele e os tecidos tornem-se mais claros, particularmente sob as unhas. Portanto, certifique-se de que você está consumindo ferro suficiente; suas fontes incluem folhas verdes, feijão e carne vermelha. 
Mais grave, unhas pálidas também podem ser um sinal de diabetes ou doenças do fígado, as quais também podem prejudicar o fluxo sanguíneo. Diabetes muitas vezes pode ser controlada com mudanças na dieta, evitando-se alimentos processados ​​com açúcares e carboidratos refinados, e aumentando-se a ingestão de fibras, verduras e grãos integrais. Quando suspeitar de anemia, diabetes e especialmente doenças do fígado, consulte seu médico que através de exames de sangue poderá fazer um diagnóstico preciso. 

Unhas amareladas ou espessadas

Unhas espessadas e amareladas são característicos de infecções fúngicas (micoses). Remédios tópicos são ineficazes uma vez que a infecção sempre se estende ao leito ungueal subjacente. Seu médico pode prescrever uma medicação para uso oral, que irá tratar a micose de forma efetiva. 





Faixas escuras 

Melanomas perigosos (tipo mais agressivo de câncer de pele) muitas vezes passam despercebidos quando se desenvolvem nas unhas. Linhas verticais marrons escuras ou pretas no leito da unha nunca devem ser ignoradas pois podem ser o primeiro sinal de um melanoma, o qual exige detecção e tratamento precoces. 

Buracos ou depressões

Depressões e pequenas fissuras nas unhas são frequentemente associadas com a psoríase, uma doença inflamatória caracterizada por manchas vermelhas descamativas que podem aparecer em todo o corpo. Um exame físico muitas vezes é suficiente para o diagnóstico: seu médico então poderá recomendar medicamentos tópicos, orais, injetáveis ​​ou fototerapia.



Unhas quebradiças, finas, ou descoladas do leito

Se suas unhas estão fracas e quebram ao mínimo toque, isso pode significar distúrbios da tireóide. Esta glândula situada no pescoço regula o metabolismo, o gasto de energia e o crescimento, e deficiência dos hormônios da tireóide levam à perda de cabelo, unhas quebradiças e finas que demoram a crescer. Doenças da tireóide também podem se manifestar com o descolamento total ou parcial da unha do seu leito. Ao suspeitar de doença da tireóide, visite o seu médico que irá indicar um simples exame de sangue; em se confirmando o diagnóstico, faz-se o tratamento correto com o uso de medicamentos. 

Linhas brancas
Linhas brancas horizontais e paralelas que se estendem por toda a unha e aparecem em mais de uma unha são chamadas linhas de Muehrcke. Estas podem indicar doença renal, anormalidades do fígado, ou a uma deficiência de proteínas e outros nutrientes. Estas linhas são causadas por uma interrupção no suprimento de sangue para o leito da unha devido a uma doença subjacente. 
Marcas brancas horizontais mais curtas ou listras, no entanto, podem ser apenas o resultado de um trauma na base da unha. Essas podem durar de semanas a meses e, geralmente, desaparecem espontaneamente.

Unhas azuis ou arroxeadas

Face azulada é uma clara indicação de um baixo fluxo de oxigênio e as unhas azuis significam a mesma coisa, ou seja, não há oxigênio suficiente chegando aos dedos. Tal alteração pode pode ser causada por doença respiratória ou um problema vascular, chamado doença de Raynaud. Algumas pessoas têm circulação sanguínea mais lenta, especialmente quando expostas a temperaturas frias, mas recomendamos que um médico verifique os níveis de oxigênio no sangue se as unhas são persistentemente azuis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário