terça-feira, 29 de julho de 2014

#Ebola - Sim, ele pode nos atingir! O que saber sobre esse vírus mortal.


O vírus Ebola já infectou dois agentes de saúde americanos, um médico e uma sanitarista que estavam trabalhando na Libéria. Já matou mais de 660 pessoas na atual (e pior) epidemia do vírus no oeste africano; mais de 1100 pessoas foram infectadas. É assustador, misterioso e, sim, pode chegar aqui e em qualquer lugar. Saiba aqui algumas informações importantes:

É mortal. 

Ebola mata em qualquer lugar de 50 a 90% dos pacientes. As mortes são causadas pela febre alta, vômitos e diarréia, mas o tratamento precoce muitas vezes pode salvar vidas. No surto atual, a taxa de mortalidade é de cerca de 60%

Pode chegar aqui

Não importa onde você mora, viagens e voos a jato podem disseminar qualquer infecção no mundo todo, e isso inclui o Ebola. 

De onde esse vírus vem?

Os morcegos são o suspeito número 1, mas não está claro como o Ebola é transmitido de animais para as pessoas. Carne de caça é uma possibilidade - o Ebola infecta macacos e as pessoas em áreas afetadas muitas vezes caçam para se alimentar. Antílopes e porcos-espinho também podem ser possíveis fontes. Uma coisa é certa - quando acontece um surto, o vírus passa a ser transmitido de pessoa para pessoa. 

Como é a transmissão?

O Ebola se dissemina através dos fluidos corporais - vômitos e diarréia, com certeza. Médicos e enfermeiros foram infectadas enquanto cuidavam de pacientes e muitas vítimas foram infectadas enquanto preparavam os corpos de pessoas mortas pelo vírus para o enterro. Ebola é uma doença infecciosa que continua contagiosa mesmo depois que o paciente morreu, e por isso são necessárias precauções durante os funerais e enterros. Um estudo sugere que o esperma de um homem pode transmitir o vírus até dois meses depois de ter se recuperado de uma infecção. Mas a maioria dos médicos dizem que as pessoas já não são contaminantes ao acabarem os sintomas. O período de incubação - o tempo entre a aquisição do vírus e o início dos sintomas - é de 21 dias, de acordo com a OMS. 

Sangramento não é o principal sintoma.

Ebola nem sempre causa sangramentos e raramente hemorragias externas. Existem muitos vírus que podem podem causar sintomas hemorrágicos - dengue e febre amarela, por exemplo. A maioria desses vírus, no entanto, costuma causar sintomas semelhantes aos da gripe, tais como febre alta, dores musculares, vômitos e diarréia. Apenas 50 a 60% dos doentes desenvolvem complicações hemorrágicas, as quais incluem a hemorragia interna, assim como o sangramento dos olhos e na pele. 

Não há cura. 

Os pesquisadores estão trabalhando para desenvolver medicamentos e outros tratamentos para Ebola, mas até agora não há nada específico, exceto os chamados cuidados suportivos - administração de soro e medicação para baixar a febre. Os anti-virais disponíveis no mercado parecem não agir contra o Ebola. Até o momento também não há vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário