quinta-feira, 24 de julho de 2014

#melanoma - quando suspeitar deste perigoso tipo de câncer de pele.


Na pele podemos encontrar diferentes tipos de manchas, protuberantes ou planas, de diferentes cores (desde rosa até tons escuros), que são as chamadas “pintas”. Mesmo sendo comuns na maioria das pessoas, algumas pintas podem ser perigosas, pré-malignas ou mesmo malignas (melanomas). Por isso, é muito importante observá-las de perto: depois de ler este artigo, encontrando qualquer anomalia ou sinal de alerta, procure logo um dermatologista.
Entre as três formas em que o câncer de pele aparece, a mais perigosa é conhecida como melanoma, o qual se propaga e causa metástases precocemente..

Como identificar os sinais de um possível melanoma?

1. A assimetria

Pintas ou marcas de nascença que se tornam assimétricas podem significar um sinal de alerta. Para se compreender melhor, comparo a assimetria de uma pinta a um mapa geográfico, ou seja, ela deixa de ser esférica ou ovalada para se tornar bastante irregular.

2. O tamanho

Geralmente, as pintas medem até 1 cm de diâmetro. Se uma pinta apresenta um tamanho maior ou em se notando um crescimento rápido, fique atento às mudanças ou vá ao dermatologista.

3. Uma pinta inesperada: cuidado!

Se na sua pele aparecer de súbito uma pinta que muda de cor e cresce rapidamente, atenção: este é outro sinal de alarme para uma lesão maligna.
4. Variação de cores
As pintas normais, na maioria dos casos, apresentam uma coloração homogênea e uniforme. Uma mesma pinta que apresenta várias cores (marrom claro, marrom escuro, preto, azul, branco, vermelho, etc) é suspeita e deve ser investigada pelo médico.

5. Uma pinta com sintomas: inflamação, dor, ardor ou sangramento

Neste caso, preste atenção nas mudanças que ocorrem na lesão e procure imediatamente um dermatologista.

6. Bordas indefinidas ou irregulares

Se a pinta não mostra com clareza seu início e fim, ou se suas bordas não são bem definidas, atenção, pois pode se tratar de uma pinta perigosa: pintas benignas têm bordas regulares e bem definidas.

7. Antecedentes na família

Se na sua família existem casos de câncer de pele, principalmente melanoma, é muito importante que você faça um acompanhamento regular com o dermatologista. Alguns fatores genéticos/hereditários podem favorecer o aparecimento de lesões de pele malignas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário