domingo, 20 de julho de 2014

#sangue - por que existem diferentes grupos sanguíneos?


O sangue é composto de glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas e plasma. Vários antígenos e proteínas flutuam no plasma ou aderidos nos glóbulos vermelhos. Um antígeno é qualquer substância que faz com que o sistema imunológico produza anticorpos para combatê-lo. 

O sistema ABO refere-se aos grupos sanguïneos, os quais são geneticamente determinados; diferenças individuais ocorrem devido à presença de dois antigénios (A e B), que estimulam a produção de anticorpos diferentes. Sangue tipo O tem tanto os anticorpos anti-A e anti-B, ao passo que o sangue tipo AB não tem nenhum tipo de anticorpo. Por isso você deve conhecer o seu tipo de sangue e também saber os tipos com os quais você é compatível, em caso de transfusão.

"Polimorfismo" descreve a coexistência de diferentes formas genéticas dentro de uma mesma espécie; a razão para o polimorfismo dos grupos sanguíneos não é conhecida. 
Em 2004, pesquisadores da University College London propuseram que a presença de certas bactérias e vírus intracelulares podem ter colocado pressão evolutiva para certas mutações genéticas, como no caso dos grupos sanguíneos. Em populações onde os vírus prevaleceram, genes do grupo O dominaram. Aqueles em ambientes onde bactérias exerciam pressão ambiental eram mais propensos a ter os tipos A ou B. Esta teoria não explica por que os tipos de sangue não continuaram a evoluir, considerando-se as constantes mutações dos vírus e bactérias. Mas é evidente que pressões ambientais estimularam e desencadearam os polimorfismos dos grupos sanguíneos. 

Os principais grupos sanguíneos foram descobertos no início do século passado e antes disso transfusões de sangue eram, por vezes, misteriosamente fatais (hoje sabe-se que devido à incompatibilidade sanguínea). Em 1940, experimentos em macacos Rhesus revelaram um antígeno adicional, conhecido como os fatores Rh positivos ou negativos. Isto levou à nomenclatura "O positivo" ou "AB negativo." Desde então, centenas de outras diferenças de antígenos menos significativos foram identificadas, a maior parte das quais não conduzem a problemas de transfusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário