quarta-feira, 23 de julho de 2014

#envelhecimento - ativos cosméticos com ação anti-idade cientificamente comprovada.


No meio de tantos lançamentos cosméticos e de tanta perfumaria, sejamos objetivos: quais são os ativos anti-idade mais eficientes (com eficácia cientificamente comprovada) já lançados até hoje? 

1) Retinol
Trata-se de um derivado da vitamina A, com ações renovadoras e rejuvenescedoras. Também estimula a produção de colágeno novo. De forma geral, é bem tolerado e não costuma deixar a pele vermelha, seca ou irritada. Deve ser usado à noite na forma de cremes para a face ou pálpebras.

O retinol é capaz de melhorar a textura da pele, amenizando rugas finas, aumentando a elasticidade e diminuindo poros dilatados. Também uniformiza a tonalidade da pele. Seu uso é recomendado a partir de 35 anos, sempre com  acompanhamento de um dermatologista.

2) Vitamina C
Presente em frutas cítricas como laranja, acerola e caju,  a vitamina C (ácido ascórbico) é um potente antioxidante, retardando o processo de envelhecimento. Também estimula a formação de colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol. Raramente causa irritação, mas, eventualmente, pode ocorrer em peles sensíveis. É encontrada em inúmeros cosméticos para rosto, colo e área dos olhos. Pode ser usada durante o dia, antes do filtro solar, e também à noite.

Seu uso é indicado a partir dos 25 anos de idade. E atenção: por ser um composto quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, oxigênio e  calor. Por isso, os melhores produtos são os formulados com formas ativas e mais estáveis da vitamina.Os frascos, de preferência âmbar, devem proteger o produto da luz e do ar.
3) Aquaporinas
São proteínas presentes naturalmente na epiderme, essenciais para a retenção e manutenção da água na pele. No entanto, a eficácia dessas proteínas decai com o passar dos anos e a pele vai se tornando mais seca e enrugada. Por isso, sua versão sintética está  presente em cosméticos para ajudar na hidratação da pele. Uma pele bem hidratada é mais luminosa e tem textura mais suave e mais luminosidade. Sua indicação de uso começa aos 30 anos de idade.

4) Ácido hialurônico
É uma molécula naturalmente presente na pele, que forma uma espécie de "gelatina" entre as fibras de colágeno e elastina, conferindo firmeza e elasticidade. O ativo em sua forma sintética tem efeito hidratante e ajuda na retenção de água na pele. Suas micropartículas têm potencial para atingir as camadas mais profundas da pele. Nos consultórios, é usado de forma injetável para preencher rugas e sulcos.

Seu uso pode ser iniciado a partir dos 25 anos. Não há contra-indicação para o uso do ácido hialurônico, exceto para grávidas e nutrizes.

5) Vitamina E
Presente em alimentos como castanhas, vegetais verde escuros, gema de ovo e fígado bovino, é um antioxidante capaz de regenerar o colágeno já existente na pele. Conhecida como tocoferol, funciona como um coadjuvante na ação de outros antioxidantes, potencializando seus resultados. Também tem efeito protetor contra a radiação solar. Para ter uma eficácia significativa nos tratamentos anti-idade, a vitamina E sempre vem associada a outros ativos. É indicada para pacientes a partir dos 25 anos e não existem contraindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário