A infecção das unhas por fungos é umas das doenças dermatológicas mais comuns na prática clínica. Sabe-se que essa infecção se dá de forma muito lenta, principalmente nas unhas dos pés que crescem 3 vezes mais lentamente que as unhas das mãos. Quando o paciente se dá conta, a unha já está completamente invadida: neste ponto, um tratamento anti-fúngico agressivo dever ser iniciado.
O nome científico da micose das unhas é onicomicose; seu tratamento é longo e a total erradicação do fungo muitas vezes é impossível, pois formas "latentes", conhecidas como esporos, podem permanecer adormecidas. Quando uma queda de imunidade ocorre, os fungos adormecidos tornam-se ativos e causam uma nova infecção.
Causas
O principal fator predisponente das onicomicoses é a transpiração; por esta razão que na maioria das vezes a micose aparece nos meses de verão. Nessa época do ano, os pés ficam mais quentes e úmidos e também ocorre maior exposição a piscinas, praias e chuveiros, o que pode aumentar as fontes de contágio.Os fungos se reproduzem mais facilmente na umidade: portanto, sempre seque bem os seus pés.
Sintomas
Os principais sintomas são a mudança na cor e na espessura da unha. Às vezes, elas adquirem um odor forte. É importante notar que os fungos não se reproduzem apenas nas unhas, como também entre os dedos e estas zonas também devem ser rapidamente tratadas. Apresentando algum desses sintomas, procure um dermatologista e inicie o tratamento medicamentoso.
Como proteger os pés?
- É importante usar calçados que permitam a ventilação dos pés, já que a preferência dos fungos sempre será a escuridão, a umidade e o calor.
- Não caminhe descalço em lugares muito cheios, tais como chuveiros de academias, piscinas, entre outros.
- Seque constantemente seus pés depois de cada banho, e sempre que eles estiverem úmidos.
- Exponha seus pés diretamente ao sol; isso ajudará a prevenir as micoses.
- Não compartilhe seus sapatos com outras pessoas; não se pode saber quem está contaminado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário