O que é a hiperpigmentação pós-infamatória?
É uma alteração da cor da pele (escurecimento) que ocorre depois da cicatrização de uma ferida ou lesão aguda. As doenças de pele que podem evoluir com hiperpigmentação pós-inflamatória são:
- trauma,
- infecções da pele,
- eczema (dermatite),
- acne,
- contato com plantas fotossensibilizantes,
- reações medicamentosas.
Em pessoas de pele escura, a hiperpigmentação (manchas de cor escura) tende a ser mais intensa e persiste por mais tempo. As manchas tendem a clarear lentamente com o tempo, embora, em alguns casos, elas possam durar toda a vida.
Como a hiperpigmentação pós-inflamatória é tratada?
Usualmente, a cor normal da pele voltará lentamente ao longo de um período de meses, até um ano. Os pacientes devem evitar novos traumatismos na área, por exemplo, fricção frequente e exposição à luz solar.
As opções de tratamento incluem agentes clareadores, tais como aqueles contendo a hidroquinona, apesar de a prática clínica mostrar que esses medicamentos não são mais eficazes do que quando nenhum tratamento é utilizado. O ácido azeláico 20% creme também pode ser usado duas vezes ao dia, com resultados benéficos.
Cremes contendo derivados de vitamina A (retinol, tretinoína, ácido retinóico) não são recomendados pois podem induzir inflamação da pele e agravar o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário