

Este artigo demonstra que a aplicação uma vez ao dia de um inibidor da calcineurina (pimecrolimus neste estudo) é suficiente para evitar recaídas de dermatite atópica. Ao mesmo tempo, reduz os efeitos colaterais melhorando assim a aceitação deste tratamento. Neste estudo, comparam-se as aplicações de pimecrolimus 1% duas vezes ao dia versus uma vez ao dia, no que se refere à prevenção de recaídas de dermatite atópica em pacientes pediátricos. O resumo é mostrado abaixo.
MÉTODOS: Este estudo multicêntrico recrutou 300 pacientes ambulatoriais com idade entre 2-17 anos, com dermatite atópica classificada de leve a grave. Os pacientes foram inicialmente tratados com pimecrolimus tópico duas vezes por dia até ao desaparecimento completo dos sintomas ou por até 6 semanas (período aberto). Aqueles que alcançaram uma redução de pelo menos 1 ponto na pontuação/avaliação global de gravidade da doença foram distribuídos aleatoriamente em 2 grupos, para uso de pimecrolimus 1% uma ou duas vezes ao dia por até 16 semanas.
RESULTADOS: Dos 300 pacientes incluídos no estudo, 268 foram divididos em 2 grupos para o tratamento com pimecrolimus 1% uma ou duas vezes ao dia (n = 134 em cada grupo). A taxa de recidiva foi menor no grupo que usava a medicação duas vezes ao dia (9,9%), quando comparado ao grupo de dose única diária (14,7%), mas a análise do tempo de recidiva da doença não mostrou diferença estatisticamente significante entre os grupos de tratamento.
CONCLUSÃO: O tratamento da dermatite atópica ativa com pimecrolimus 1% duas vezes ao dia, seguido pelo regime de administração uma vez ao dia, foi adequada para evitar recaídas ao longo de 16 semanas em pacientes pediátricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário