Existe um mito que diz que o uso excessivo de maquiagem é associado à acne facial. Na realidade, porém, esse mito nunca foi comprovado cientificamente. No entanto, o que tem sido clinicamente observado é o fato de que embora a maquiagem não cause diretamente a acne, ela pode desencadear ou agravar as condições da acne já existente.
Como o uso de maquiagem pode piorar a acne?
Há uma série de fatores que podem provocar a acne, mas com grande variação entre as pessoas. Crises de acne vão depender de idade, sexo, clima, hormônios e condições relacionadas com o stress.
Cosméticos: Alguns cosméticos, loções de limpeza e máscaras faciais são à base de óleo ou próximas ao óleo. Estes produtos de maquiagem e de cuidados com os cabelos podem facilmente entupir os poros da pele. Portanto, antes de comprar qualquer cosmético facial ou para os cabelos preste atenção nos rótulos: "oil-free" ou "não-comedogênico".
Como lavar a pele: Ações como limpar ou lavar a pele com frequência, esfregando, esfoliando ou usando produtos muito adstringentes podem irritá-la. Essa irritação pode agravar a acne.
Dicas:
- Nas peles oleosas com tendência a acne, é recomendável o uso de pó compacto hipoalergênico e base feita de água;
- Prefira produtos que contenham nos rótulos as especificações: "não-comedogênico", "oil free", ou "não obstrui os poros";
- Se seu cabelo é oleoso ou com caspa, utilize um shampoo anti-caspa;
- Evite cremes e tônicos capilares à base de óleo;
- Lavar o rosto duas vezes por dia (sim, apenas duas vezes e não mais) com água e sabão neutro. Evite esfoliantes, adstringentes e abrasivos que podem causar irritação na pele e, em geral, não ajudam a melhorar a acne;
- Use sempre toalhas limpas quando lavar o rosto. É importante limpar pincéis de maquiagem, aplicadores e esponjas depois de cada uso para evitar espinhas. Bactérias se multiplicam nestes materiais e podem contribuir para crises de acne.
- Evite a exposição desnecessária à luz solar. Use um protetor solar sob a maquiagem ou prefira bases com FPS mínimo de 15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário