A gravidez é um momento único na vida de uma mulher. A sua pele fica mais bonita, seu cabelo mais brilhante, mas também pode gerar ganho de peso, inchaço, varizes e manchas na pele. Devido a estes fatores, muitas mulheres experimentam talvez as mais temidas marcas da gravidez: as estrias.
As estrias se formam quando a derme – camada intermediária que mantem a forma e a elasticidade da pele – é esticada mais do que ela pode tolerar. Assim, as fibras conjuntivas e o colágeno eventualmente podem se romper, causando cicatrizes, que são as estrias.
É possível impedir que as estrias apareçam, mantendo a pele hidratada e uma dieta saudável. Mas se elas apareceram, existem alguns métodos que podem atenuá-las ou até mesmo removê-las.
1. Tratamento tópicos
Incluem cremes e loções, aliados com recomendações para dieta e exercício físico regular. Há uma grande variedade de produtos disponíveis no mercado para devolver a elasticidade natural da pele. No entanto, estes métodos não produzem resultados satisfatórios para muitas pessoas. Nestes casos, o tratamento médico passa ser uma opção mais eficaz.
2. Peelings químicos
Os peelings químicos são muito usados no rosto para tratar rugas e manchas da idade, mas também podem ser usados em outras áreas do corpo para remoção de estrias. Neste procedimento, uma solução química é aplicada na pele com o objetivo de remover as camadas danificadas e ativar a produção de colágeno e novas células.
Os pacientes podem sentir uma sensação de ardor ou queimadura durante o tratamento. O período de recuperação depende do tipo de pele do paciente e, geralmente, são necessárias várias sessões para a obtenção de resultados satisfatórios. É importante ter em mente que o peeling químico não remove completamente as estrias, mas é considerado um ótimo método para melhorar a textura da pele.
3. Microdermoabrasão
A microdermoabrasão, assim como os peelings químicos, melhoram a aparência da pele através da remoção de suas camadas superiores. Os peelings químicos alcançam este objetivo através da ação dos ácidos; a microdermoabrasão utiliza métodos esfoliativos (mecânicos) como um spray fino com cristais. As células mortas são removidas e novas células saudáveis surgem, com uma maior produção de colágeno e elastina, dois componentes vitais para uma aparência jovem e saudável da pele.
A microdermoabrasão é um procedimento indolor e envolve pouco tempo de recuperação. Também como os peelings, ela melhora bastante a aparência das cicatrizes, mas não se decepcione se não houver remoção das estrias da gravidez por completo.
4. Remoção a laser
Se os outros tipos de tratamento não ajudaram, o último recurso ;e o laser, através do qual um feixe de luz remove finas camadas de pele em torno das estrias. Uma vez que o laser é capaz de atuar profundamente em todas as camadas da pele, é possível ter uma melhora significativa na aparência das estrias. Atenção! O laser é um tratamento de pele agressivo e muito específico. Portanto, procure profissionais médicos qualificados para esse procedimento e evite complicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário