Dicas e conselhos para cuidados com a pele Tips and advices for skin care.
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
#criolipólise vs. #lipoaspiração - tratamento não-invasivo da gordura localizada.
A criolipólise é o resultado do desenvolvimento e inovação em se tratando da melhoria dos contornos corporais, de forma não-invasiva (não-cirúrgica). Procedimentos que melhoram o contorno corporal permitem que os cirurgiões tratem áreas isoladas de excesso de gordura, que levam à aparência assimétrica e adiposidade em locais indesejados. Atualmente, a lipoaspiração é a técnica mais freqüentemente utilizada e eficaz para remodelamento do contorno corporal, mas, devido à sua natureza invasiva, observam-se os riscos inerentes a qualquer tipo de cirurgia, incluindo hemorragia e infecção, com um tempo maior de recuperação. Além disso, uma das complicações mais comuns da lipoaspiração é são irregularidades no próprio contorno. Criolipólise é uma tecnologia recente usado para reduzir a gordura localizada utilizando o resfriamento/congelamento dos adipócitos (células de gordura). Suas indicações incluem uma variedade de situações clínicas, especialmente para pacientes que desejam redução da gordura sem cicatrizes e para aqueles que não estão aptos a tolerar a anestesia geral necessária para formas mais invasivas de lipoaspiração.
Embora o mecanismo exato ainda esteja sendo estudado, a criolipólise trabalha em um nível celular, abrangendo uma cascata que envolve inflamação seguida de fagocitose e apoptose. O tecido adiposo, em comparação com outros tecidos, é mais sensível a temperaturas baixas. As células adiposas passam por uma resposta inflamatória após a exposição a temperaturas baixas (-1 a -7 ° C) dentro das primeiras 72 horas, atingindo um máximo 14 dias após o tratamento. Entre 14 e 30 dias, a fagocitose das células adiposas começa. Em 60 a 90 dias, o processo inflamatório e há diminuição do volume das células adiposas. Este "ciclo" de eliminação da gordura dura cerca de 90 dias.
Embora uma das maiores vantagens da criolipólise seja a sua segurança, alguns efeitos colaterais indesejados podem ocorrer. Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, diminuição da sensibilidade e dor na área tratada, mas nenhum desses problemas foi permanente. Por fim, embora seja eficaz em determinados casos, a criolipólise não substitui a lipoaspiração de grandes volumes de gordura.
Estudos clínicos têm demonstrado que a criolipólise é eficaz na redução da gordura nas regiões inferior e superior do abdômen, coxas (internas e externa), flancos e costas. Em termos de duração de resultados, estudos relatam redução de gordura sustentada por 2 a 5 anos pós-tratamento. Finalmente, os estudos mostram uma taxa de mais de 80% de satisfação entre os pacientes (mais de 80% dos pacientes recomendariam o tratamento a um amigo).
domingo, 28 de setembro de 2014
#cabelos #alimentação - como fazer o cabelo crescer mais rápido, forte e brilhante alimentando-se corretamente.
A solução para acabar com os problemas no cabelo pode ser mais fácil e barata do que você imagina: alimentação adequada. Segundo dermatologistas, os alimentos corretos podem ser grandes aliados da beleza.
Segundo especialistas, nada adianta investir em cosméticos caros ou mesmo em tratamentos estéticos se a alimentação não estiver correta. Veja aqui algumas dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido e deixá-lo mais forte e com mais brilho.
Ativam o crescimento:
Vitaminas A e C atuam melhorando a irrigação sanguínea, inclusive do couro cabeludo, e, por isso, estimulam o crescimento. E vitaminas do complexo B, como peixes, frutos do mar, carnes magras, cereais integrais e oleaginosas, ajudam na produção de queratina e na renovação celular.
Deixam o cabelo brilhante:
Ômega 3, presente em alimentos como sardinha, atum e salmão, é ótimo para hidratar e dar mais força e brilho aos fios.
Evitam a queda:
Os minerais zinco (ostras, carne de boi), cobre (fígado, cacau em pó) e ferro (feijão) são os mais indicados. Além de evitarem a queda, também atuam nos pigmentos que dão cor aos fios.
Fortalecem os fios:
As proteínas, encontradas nas carnes, frango, peixes, ovos, queijo e derivados, estimulam o fortalecimento e também o crescimento dos cabelos.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
#dermatologia #estética - usando seu próprio sangue para rejuvenescer! (Vampire FaceLift)
Você apresenta algum desses 3 sinais de envelhecimento?
1. A cor da pele torna-se mais acinzentada por causa do menor fluxo de sangue.
2. O contorno facial entra em "colapso": a pele cai devido à flacidez e diminuição do colágeno.
3. A textura da pele torna-se mais áspera: como resultado, a pessoa parece "velha", ou "cansada". A cor rosada vista em crianças e adultos jovens torna-se cinza fosco.
Os 3 passos do procedimento Vampire FaceLift®
Primeiro, o médico aplica preenchimentos a base de ácido hialurônico para melhorar a forma. (2) Em seguida, o médico isola fatores de crescimento a partir do sangue do paciente. (3) Quando estes fatores de crescimento são injetados na face do paciente, células-tronco mutipotentes são ativadas, estimulando a nova formação de tecidos. Este novo tecido inclui colágeno, tecido adiposo (gordura), e vasos sanguíneos (para um brilho saudável).
1) Criando um contorno bonito e natural
Na primeira parte do procedimento Vampire FaceLift®, o médico utiliza um preenchedor de ácido hialurônico (tal como Restylane ou Juvederm) de uma forma muito específica: para esculpir, porém sempre mantendo a forma natural.
Depois de estabelecer essa nova forma mais jovem e natural, então o médico colhe sangue do próprio paciente, que é rico em fatores de crescimento que o organismo usaria normalmente para curar um tecido danificado.
2) Isolando e ativando a magia do sangue!
Depois de extrair cerca de 2 colheres de chá de sangue e usando-se uma centrífuga, o médico isola o chamado Plasma Rico em Plaquetas, ou PRP: isso leva cerca de 10 minutos no consultório!
Essas plaquetas estão "ativadas" para provocar a liberação dos fatores de crescimento (no mínimo oito), que normalmente seriam utilizados na revitalização de um tecido lesado. Esses fatores de crescimento funcionam como "mágica" para causar aumento de colágeno e do fluxo de sangue. Para rejuvenescer a pele, estes fatores de crescimento devem ser injetados de volta em seu rosto.
3) Finalmente a injeção
Usando creme anestésico e uma agulha muito fina (quase indolor), o médico injeta os próprios fatores de crescimento do paciente de volta no rosto. Estes fatores, por sua vez, ativam as células-tronco multipotentes já na pele. Pronto! Um novo tecido mais jovem deverá ser gerado.
As células-tronco multipotentes irão desenvolver novo colágeno, novos vasos sanguíneos e novo tecido adiposo. O resultado... rejuvenescimento!
Os efeitos do procedimento aparecem depois de 2 a 3 meses e duram aproximadamente de 1 a 2 anos!
IMPORTANTE! O procedimento Vampire Facelift® não é para todos. Muitos pacientes podem necessitar de cirurgia ou laser, ou Botox, ou simplesmente um preenchimento. Um profissional confiável será capaz de oferecer o procedimento correto para cada caso.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
#dermatologia #estética - Horta da Beleza: que tal ter ótimos cosméticos sempre a mão?
Já imaginou se você pudesse escolher poderosos cosméticos no seu próprio jardim? Essas plantinhas podem ser cultivadas em vasos ou jardineiras que cabem perfeitamente na sua varanda ou janela.
Inicialmente, para montar a sua horta da beleza, é necessário preparar o vaso corretamente, fazendo uma boa drenagem com um pouco de argila expandida, areia, terra adubada e substrato.
Todas as plantas devem pegar, no mínimo, 2 horas de sol diariamente. Para proteger os nutrientes, o ideal é fazer o acabamento com casca de árvore no entorno do vasinho, e esteticamente, fica mais atraente, já que a terra não fica aparecendo. O uso de fertilizante é importante para a saúde das plantas, assim, elas sempre estarão verdinhas e com flores. Os fertilizantes indicados são: 10-10-10 para a folhagem e o 4-14-08 para a floração.
Babosa ou Aloe vera – Para hidratar o rosto, corpo e cabelo
A Babosa ou Aloe vera pode ser cultivada em vasos e são plantas fáceis de cuidar, pois não gostam de muita água e são resistentes ao nosso clima. Deve ser irrigada duas vezes por semana. A babosa, segundo historiadores, é tida como o grande segredo de beleza de Cleópatra, no Antigo Egito. Ela tem um gel dentro da folha que faz milagre! É super fácil retirar e armazenar esse gel.
Dica de beleza:
1 – Tire uma folha inteira de babosa
2 – Lave com 2 gotas de detergente
3 – Tire os espinhos laterais com uma faca
4 – Retire a camada amarelada do gel
5 – Corte em cubinhos
6 – Enrole no papel filme
7 – Use 1 cubinho para hidratação facial
8 – Guarde o resto no congelador.
1 – Tire uma folha inteira de babosa
2 – Lave com 2 gotas de detergente
3 – Tire os espinhos laterais com uma faca
4 – Retire a camada amarelada do gel
5 – Corte em cubinhos
6 – Enrole no papel filme
7 – Use 1 cubinho para hidratação facial
8 – Guarde o resto no congelador.
Camomila – Descansa os olhos e clareia olheiras
Deve ser irrigada quatro vezes por semana.
Dica de beleza:
1 – Pegue 3 galhinhos de camomila e coloque em 1 saquinho de pano
2 – Adicione 250 ml de água
3 – Deixe o saquinho de molho na água por 2 horas na geladeira
4 – Faça compressas varias vezes ao dia
5 – Não precisa enxaguar.
1 – Pegue 3 galhinhos de camomila e coloque em 1 saquinho de pano
2 – Adicione 250 ml de água
3 – Deixe o saquinho de molho na água por 2 horas na geladeira
4 – Faça compressas varias vezes ao dia
5 – Não precisa enxaguar.
Lavanda
A lavanda é um poderoso calmante para o corpo. Você pode retirar alguns galhos da sua lavanda, misturar na água e depois é só jogar no corpo. Se você tiver uma banheira, é jogar dentro e deixar por 30 minutos. A planta é rústica e fácil de cuidar. Irrigue-a por 4 vezes na semana.
Alface
A alface você pode ter na horta tanto para salada como para cuidar da pele. Irrigue cinco vezes por semana.
Dica de beleza:
1 – Junte 3 folhas de alface
2 – Das folhas, faça um chá com 300 ml de água
3 – Aplique o chá ainda morno no rosto, com ajuda de gaze ou disco de algodão
4 – Deixe agir por 20 minutos.
1 – Junte 3 folhas de alface
2 – Das folhas, faça um chá com 300 ml de água
3 – Aplique o chá ainda morno no rosto, com ajuda de gaze ou disco de algodão
4 – Deixe agir por 20 minutos.
Hortelã – Melhora a elasticidade
A hortelã é uma erva muito fácil de cuidar. Irrigue a hortelã cinco vezes por semana.
Dica de beleza:
1 – Junte duas colheres de folhas frescas picadas de hortelã
2 – Ferva um copo de água e adicione a hortelã
3 – Deixe descansar por 30 minutos
4 – Aplique no rosto
5 – Não precisa enxaguar.
1 – Junte duas colheres de folhas frescas picadas de hortelã
2 – Ferva um copo de água e adicione a hortelã
3 – Deixe descansar por 30 minutos
4 – Aplique no rosto
5 – Não precisa enxaguar.
Malva – Poderoso Emoliente
Além de cuidar da beleza, ela também é medicinal agindo como antisséptico. Irrigue a malva cinco vezes por semana. Faça um tônico facial com a planta.
Dica de beleza:
1 – Junte duas colheres de folhas frescas picadas de malva
2 – Ferva um copo de água e adicione as folhinhas
3 – Deixe descansar por 30 minutos
4 – Aplique no rosto
5 – Não precisa enxaguar.
1 – Junte duas colheres de folhas frescas picadas de malva
2 – Ferva um copo de água e adicione as folhinhas
3 – Deixe descansar por 30 minutos
4 – Aplique no rosto
5 – Não precisa enxaguar.
Fonte: Revista Ecológico.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
#dermatologia #cosméticos - novidades de setembro!
Linha de limpeza para a pele, da Nuxe. Desenvolvidos para peles sensíveis, os produtos têm rosa damascena em suas composições, que ajuda a acalmar a pele. Preços sugeridos: R$ 111,50 (água miscelar demaquilante), R$ 168,50 (leite demaquilante) e R$ 168,50 (loção tonificante). SAC: 0800-7733450
Hidracare Hidramat, da Dermage. Hidratante diário, promete controlar a oleosidade da pele e tem efeito matificante. Preço sugerido: 69. SAC: 0800-0241064
Vax'In Vital Energy Infusion Mask, da Givenchy. Mácara de tratamento para pele sem brilho e cansada. Preço sugerido: R$ 236. SAC: 0800-170506
Protetor solar e loção bronzeadora, da Cenoura & Bronze. Com tecnologia inédita Infra-V, os produtos prometem proteger a pele também dos raios infravermelhos, que causam danos mais profundos na pele. Preços sugeridos: R$ 23,70 (protetor solar de 110 ml) e R$ 21,90 (loção bronzeadora efeito dourado)
Óleo Anticelulite Amêndoa, da L'Occitane. Promete manter a pele firme e tonificada, além de ajudar a remodelar o corpo. Preço sugerido: R$ 220
Liftacitv Retinol HA Advanced, da Vichy. O creme promete reduzir as rugas mais profundas e melhorar a textura da pele. Preço sugerido: R$ 185,90. SAC: 0800-701155
EXPert 15 Derma Booster, da Biocode Cosmetic. Sérum multifuncional que promete prevenir manchas, sinais da idade, além de ter efeito detox. Preço sugerido: R$ 96. SAC: (11) 3812-3118
domingo, 21 de setembro de 2014
#estrias #gravidez - como tratá-las?
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher. A sua pele fica mais bonita, seu cabelo mais brilhante, mas também pode gerar ganho de peso, inchaço, varizes e manchas na pele. Devido a estes fatores, muitas mulheres experimentam talvez as mais temidas marcas da gravidez: as estrias.
As estrias se formam quando a derme – camada intermediária que mantem a forma e a elasticidade da pele – é esticada mais do que ela pode tolerar. Assim, as fibras conjuntivas e o colágeno eventualmente podem se romper, causando cicatrizes, que são as estrias.
É possível impedir que as estrias apareçam, mantendo a pele hidratada e uma dieta saudável. Mas se elas apareceram, existem alguns métodos que podem atenuá-las ou até mesmo removê-las.
1. Tratamento tópicos
Incluem cremes e loções, aliados com recomendações para dieta e exercício físico regular. Há uma grande variedade de produtos disponíveis no mercado para devolver a elasticidade natural da pele. No entanto, estes métodos não produzem resultados satisfatórios para muitas pessoas. Nestes casos, o tratamento médico passa ser uma opção mais eficaz.
2. Peelings químicos
Os peelings químicos são muito usados no rosto para tratar rugas e manchas da idade, mas também podem ser usados em outras áreas do corpo para remoção de estrias. Neste procedimento, uma solução química é aplicada na pele com o objetivo de remover as camadas danificadas e ativar a produção de colágeno e novas células.
Os pacientes podem sentir uma sensação de ardor ou queimadura durante o tratamento. O período de recuperação depende do tipo de pele do paciente e, geralmente, são necessárias várias sessões para a obtenção de resultados satisfatórios. É importante ter em mente que o peeling químico não remove completamente as estrias, mas é considerado um ótimo método para melhorar a textura da pele.
3. Microdermoabrasão
A microdermoabrasão, assim como os peelings químicos, melhoram a aparência da pele através da remoção de suas camadas superiores. Os peelings químicos alcançam este objetivo através da ação dos ácidos; a microdermoabrasão utiliza métodos esfoliativos (mecânicos) como um spray fino com cristais. As células mortas são removidas e novas células saudáveis surgem, com uma maior produção de colágeno e elastina, dois componentes vitais para uma aparência jovem e saudável da pele.
A microdermoabrasão é um procedimento indolor e envolve pouco tempo de recuperação. Também como os peelings, ela melhora bastante a aparência das cicatrizes, mas não se decepcione se não houver remoção das estrias da gravidez por completo.
4. Remoção a laser
Se os outros tipos de tratamento não ajudaram, o último recurso ;e o laser, através do qual um feixe de luz remove finas camadas de pele em torno das estrias. Uma vez que o laser é capaz de atuar profundamente em todas as camadas da pele, é possível ter uma melhora significativa na aparência das estrias. Atenção! O laser é um tratamento de pele agressivo e muito específico. Portanto, procure profissionais médicos qualificados para esse procedimento e evite complicações.
#domingo #igreja #amigos
Domingo super agradável em Hatfield, UK! Depois de meia hora de caminhada sob sol e vento, cheguei à Igreja Anglicana de Saint Luke, no centro da cidade. Eu já havia me informado que haveria culto às 12:00.
Entrando na igreja, recebi as boas vindas de Eve, uma simpática senhora ministra da Eucaristia. Foi uma linda celebração, na qual foi falado sobre a conversão de São Mateus. Ao fim do culto, Eve me convidou para ir à sua casa conhecer seu marido, David, professor e doutor em dermatologia veterinária.
Fui recebida de forma muito cordial, com uma taça de Pinot Grigio austríaco e delicados caramelos. Conversamos e rimos bastante! Trocamos telefones e contatos para nos revermos brevemente.
Agora é descansar para encarar a semana que se inicia amanhã! =)
sábado, 20 de setembro de 2014
#gravidez #infertilidade - exames para o diagnóstico do problema.
Você está tentando engravidar há mais de um ano e nada acontece? Sinal de alerta para infertilidade. De acordo com especialistas em reprodução humana, depois desse período de tentativas, o casal deve começar a suspeitar que há algum problema impedindo a gravidez. A investigação começa no consultório médico e passa por uma série de exames.
Dados da literatura médica mostram que em 40% dos casos o problema é do homem, em 40%, só da mulher, e em 20%, dos dois. A investigação começa com a avaliação clínica e histórica dos pacientes. Alguns fatores estão associados à infertilidade, como mulheres com menstruação muito irregular ou colo do útero comprometido, e homens que operaram os testículos. Obesidade e fumo também oferecem risco para a fertilidade do casal. Se há diagnóstico de alguma doença, como endometriose e mioma na mulher e varicocele (varizes nos testículos) no homem, é preciso investigar o quanto antes
A avaliação começa durante a consulta médica, quando é feito um levantamento das condições clínicas do homem e da mulher, bem como a avaliação física, que também pode ajudar a levantar suspeitas. Em seguida, o médico pode indicar exames específicos para cada caso. Conheça os principais:
Para os dois:
1) Dosagem hormonal: É um exame de sangue que avalia a produção dos hormônios, podendo detectar doenças que afetam a fertilidade, como diabetes, ovários policísticos e problemas na tireoide. Faz parte do diagnóstico básico da mulher, porque analisa o funcionamento dos ovários, a quantidade de óvulos existente e a ovulação. Nos homens, pode detectar problemas na produção de esperma e na eliminação dos espermatozoides.
2) Exames genéticos: São feitos apenas quando há problemas genéticos na família ou se o casal estiver passando por abortos de repetição (o que pode acontecer devido a má formações no bebê). A análise do DNA, por meio de uma amostra de sangue, pode detectar anormalidades cromossômicas tanto no casal quanto no embrião.
Para ela:
3) Ultrassom transvaginal: Em casos de infertilidade, a ultrassonografia é realizada entre o terceiro e o quinto dias do ciclo menstrual e avalia o tamanho, o volume dos ovários e a presença de folículos antrais. Já a ultrassonografia transvaginal seriada acompanha o crescimento do folículo e prevê o dia mais fértil da mulher em determinado mês.
4) Histerossalpingografia: É outro exame básico para casos de infertilidade, porque mostra desvios no funcionamento e na anatomia das trompas e do útero. O médico, que precisa ser especialista nesse tipo de exame, aplica contraste no colo do útero e depois faz um raio X da região, para identificar o caminho do líquido desde o útero até as trompas.
5) Histerossonografia: É indicado, principalmente, quando há problemas no endométrio, que forra o útero por dentro. É feito com a introdução de uma sonda na vagina, que injeta um fluido para acompanhar seu caminho dentro do útero. O processo é semelhante ao da histerossalpingografia, mas é mais focado no endométrio e não avalia tão bem o funcionamento das trompas.
6) Videolaparoscopia: Essa microcirurgia costumava fazer o diagnóstico de doenças, mas hoje é usada quando se pode aliar a constatação do problema e o tratamento, como em casos de endometriose e mioma. Nela, uma câmera é introduzida por um pequeno buraco feito próximo do umbigo, para mostrar os órgãos reprodutivos em tempo real.
7) Videohisteroscopia: Nesse caso, a câmera é colocada dentro do útero para verificar a cavidade e o endométrio. É indicada em casos de suspeita de lesão ou alteração na parte interna do útero.
8) Biópsia do endométrio: Por ser muito invasivo, é feito apenas em casos muito específicos, quando é retirado um fragmento do endométrio durante a fase pré-menstrual.
Para ele:
9) Espermograma: É o primeiro e mais importante exame que o homem deve fazer, porque mostra o número de espermatozoides existentes, sua estrutura e capacidade de se mover. A análise é feita diretamente no sêmen.
10) Ultrassom de testículos com Doppler: Esse exame avalia a próstata, as vesículas seminais e, principalmente, o epidídimo e os testículos. Nesse último caso, avalia-se o tamanho e, com a ajuda do Doppler, estuda-se o fluxo sanguíneo, além de eventuais tumores.
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
#cabelos - perguntas e respostas sobre a forma correta de lavar os fios.
Antes de qualquer coisa, vale a pena resolver uma dúvida que preocupa 10 entre 10 mulheres: lavar os cabelos todos os dias apodrece o couro cabeludo? Não! Isso é mito! Para que isso acontecesse, o couro cabeludo teria que ser permeável, ou seja, absorver água, o que não acontece. O mesmo raciocínio vale para a pele. Já pensou o que aconteceria se ela encharcasse de água toda vez que lavamos o rosto? De acordo com especialistas, a desvantagem de lavar diariamente os fios é que você acaba retirando sua proteção natural.
Afinal, qual o melhor horário para lavar os fios?
O horário de lavar os cabelos não interfere diretamente na saúde dos fios, podendo ser tanto pela manhã quanto à noite. O que vai fazer realmente a diferença é a secagem. Dormir com os fios úmidos, jamais! Quando molhados, os fios perdem a elasticidade e tornam-se muito frágeis. Nesses casos, a quebra é praticamente inevitável. Além disso, dormir com o cabelo molhado com frequência é o caminho mais curto para pegar uma gripe e acordar com os fios totalmente desconexos. O que, provavelmente, vai demandar uma nova lavagem ou uma boa borrifada de leave-in para compor o visual.
Para cada tipo de cabelo, um horário...
Quem tem cabelos cacheados ou ondulados tem muito a ganhar ao lavar o cabelo de manhã e deixar os fios secarem naturalmente. Melhor ainda, se forem amassados com as mãos e modelados com um ativador de cachos ou um leave-in hidratante para garantir um pouco mais de definição e disciplina aos fios. Caso não seja possível, deixe então para o horário que for mais adequado e seque com o secador com o bocal difusor, de preferência. Mas lembre-se de retirar totalmente a umidade para que eles ganhem uma forma bem bonita. Já os lisos, que tendem ser mais oleosos, podem ser higienizados à noite para que, ao acordar, eles estejam limpos e sem a raiz grudada na cabeça.
Evite lavar antes de tingir, descolorir ou alisar!
Normalmente, quando se vai tingir ou descolorir ou alisar os cabelos, os profissionais sugerem que os fios sejam lavados no mínimo dois dias antes. Esse cuidado é importante para que a gordura proteja o couro cabeludo da química dos produtos. Mas se o cabelo estiver muito sujo, o resultado pode ficar prejudicado. Nesse caso, o recomendado é aplicar antes um xampu suave, sem esfregar o couro cabeludo. Se o procedimento for um a hidratação, no entanto, é bacana lavar logo antes com xampu anti-resíduos, para preparar os fios para receber todos os nutrientes possíveis da máscara escolhida.
Quantas vezes por semana devemos lavar o cabelo?
O recomendado é é lavar os cabelos de três a quatro vezes por semana, dando um intervalo de um dia entre uma lavagem e outra. Atenção para quem faz escova progressiva: evite lavar os cabelos diariamente para prolongar o efeito do alisamento.
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
#catapora - informações importantes.
A Catapora, também conhecida como Varicela, é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zoster. Está classificada entre as afecções do tipo exantemáticas, aquelas que trazem como conseqüência erupções na pele.
A doença é mais comum em crianças entre 1 e 10 anos, porém pode ocorrer em pessoas suscetíveis - não imunes - de qualquer idade. Na maioria das vezes evolui sem consequências mais sérias, mas em pessoas com imunodeficiência ou em adultos, o quadro pode resultar numa manifestação hemorrágica grave, pneumonia e infecção bacteriana secundária, devido à contaminação das feridas da pele.
Em todo inverno observa-se um aumento do número de casos da doença, explicado pela permanência maior das crianças em ambientes fechados, como creches e salas de aula, além de salas de espera de consultórios. Para evitá-la a melhor forma é a vacinação.
Sintomas
O principal sintoma da catapora, a erupção na pele, tem início após um período de incubação que varia entre 10 e 21 dias. Num primeiro momento as lesões se caracterizam por bolinhas vermelhas. Rapidamente evoluem para formar pequenas vesículas, bolhas, com conteúdo líquido que se rompem e dão origem às feridas. Essas feridas ganham uma crosta na fase de cicatrização. Só há riscos de cicatrizes se a ferida infeccionar. A geografia da doença começa no tronco e só depois se dissemina para braços e pernas. Acompanham as erupções: febre, coceira e desconforto generalizado.
Transmissão
Ocorre, principalmente, pelas gotículas de saliva, pelo espirro e pela tosse ou pelo contato direto com o líquido das bolhas. Mais raramente, pode acontecer de forma indireta, pelo contato com objetos recém-contaminados com secreção das vesículas.
É possível ainda a transmissão da varicela durante a gestação, através da placenta. Pessoas acometidas pelo vírus transmitem a doença durante todo o período de formação das lesões da pele, que dura, em média, de cinco a sete dias.
Tratamento
Por ser uma doença viral, o ideal é a prevenção através da vacina. Uma vez contaminado, o paciente deve ficar em casa, longe do convívio social, e esperar que as lesões da pele cicatrizem, para só aí retomar sua rotina normal.
Via de regra são administrados antitérmicos para controlar a febre e a prostração. Mas há também medicamentos antivirais efetivos para tratar os casos mais graves, especialmente em imunodeprimidos (indivíduos com deficiência imunológica, seja por doenças como HIV, ou por tratamentos de quimioterapia) e adultos.
Além disso, os médicos alertam que não se administre aspirina ou outros medicamentos contendo ácido acetilsalicílico (AAS) para baixar a febre em crianças com a doença porque há registro, na literatura médica, de uma síndrome que acomete o fígado e pode causar coma, atribuída ao uso desse medicamento durante o quadro. É a chamada Síndrome de Reye, que atinge o sistema neurológico. Em substituição aos derivados de AAS, recomendam o paracetamol.
Esquema de Vacinação
Uma única dose da vacina, aplicada por via subcutânea, protege 97% das crianças até 13 anos. Resultados semelhantes são obtidos em pessoas maiores de 13 anos com a aplicação de duas doses da vacina. Sua indicação inclui todas as pessoas maiores de 1 ano de idade. Assim como todas as vacinas obtidas a partir de vírus atenuado, esta também é contraindicada durante a gravidez, em pessoas imunodeficientes e em prematuros.
Fonte: Hospital Albert Einstein.
.
.
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
#mestrado #dermatologia #Inglaterra
Sinto-me muito feliz em vos informar que hoje eu estou começando uma nova fase da minha vida: Acabo de chegar em Hatfield, Inglaterra, para realizar um sonho... O meu Mestrado em Dermatologia na Universidade de Hertfordshire. Espero que eu possa passar esses 6 meses de uma forma leve e suave e ter sucesso ao final! Aguardem pois vou compartilhar muitas informações interessantes e inovadoras aqui no meu blog!
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará..."
domingo, 14 de setembro de 2014
#cabelos #shampoo a seco: um coringa da beleza.
Com o tempo seco e a falta de água rondando São Paulo, uma das maneiras de economizar é diminuindo o tempo no banho. Por isso, deixar de lavar os fios todos os dias pode ser uma opção para auxiliar na solução do problema: o xampu a seco está aí para ajudar a manter os fios limpos.
Ainda um pouco desconhecido, muitas pessoas não sabem exatamente qual é a função do cosmético, mas o xampu a seco é ótimo para dar um realce imediato no cabelo. O xampu a seco foi criado para eliminar a oleosidade excessiva e o odor desagradável que os fios ficam quando estão sujos, independentemente da época do ano. A pessoa que precisa ficar apresentável, mas não tem tempo de lavar a cabeça, tem no xampu a seco um grande aliado.
Como usar
Recomenda-se borrifar o spray ou pulverizar o pó diretamente no couro cabeludo, com cerca de 10 centímetros de distância e sempre em pequena quantidade; o ritual pode ser repetido se houver necessidade. Na sequência, basta massagear, para ajudar a distribuir melhor, e pentear, para espalhar no comprimento. Isso vale para todo tipo de cabelo.
Recomenda-se borrifar o spray ou pulverizar o pó diretamente no couro cabeludo, com cerca de 10 centímetros de distância e sempre em pequena quantidade; o ritual pode ser repetido se houver necessidade. Na sequência, basta massagear, para ajudar a distribuir melhor, e pentear, para espalhar no comprimento. Isso vale para todo tipo de cabelo.
O ideal é adotar o uso do produto uma vez por semana, no máximo, para não correr o risco de obstruir os poros do couro cabeludo, causar inflamações e até prejudicar o crescimento dos fios, além de deixá-los opacos, desidratados e com aspecto de empoeirados (quando isso acontece, a única solução é ir para debaixo do chuveiro munida de xampu convencional). Outro cuidado é o de não exagerar na quantidade do produto.
Um mito bastante comum é o de que o cosmético tende a deixar os fios duros, pesados e ressecados. Entretanto, esses problemas aparecem apenas quando você exagera na dose do xampu a seco ou o usa por dias seguidos sem lavar os fios. Para ter só o lado bom desse coringa da beleza, é preciso ter em mente que é um cosmético de emergência e não um substituto do xampu tradicional.
Cabelos com química
O produto é interessante inclusive para quem faz coloração, alisamento ou escova progressiva, já que o efeito das técnicas é prolongado se os fios não forem lavados com tanta frequência. Nessas ocasiões, é válido utilizar o xampu a seco entre as lavagens com água, desde que isso não ultrapasse dois dias por semana. Ainda se dá bem com essa estratégia quem tem franja, que fica oleosa pelo contato direto com a pele da testa, e quem deseja fazer a escova ou a chapinha ficarem bonitas por mais tempo.
O produto é interessante inclusive para quem faz coloração, alisamento ou escova progressiva, já que o efeito das técnicas é prolongado se os fios não forem lavados com tanta frequência. Nessas ocasiões, é válido utilizar o xampu a seco entre as lavagens com água, desde que isso não ultrapasse dois dias por semana. Ainda se dá bem com essa estratégia quem tem franja, que fica oleosa pelo contato direto com a pele da testa, e quem deseja fazer a escova ou a chapinha ficarem bonitas por mais tempo.
(Fonte: Uol)
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
#emagrecimento - alimentos que ajudam a queimar gordura!
Se o objetivo é QUEIMAR GORDURA, veja alguns alimentos que podem ACELERAR SEU METABOLISMO enquanto você está parada e serem ótimos aliados neste processo!
GENGIBRE
Os fitoquímicos presentes nele elevam a temperatura corporal favorecendo a queima da gordura. Aqueça 200 ml de água e em seguida adicione algumas rodelas de gengibre. Tome depois das principais refeições.
CANELA
Além de ser um alimento TERMOGÊNICO, é digestivo e ajuda a diminuir a inflamação do tecido de gordura. Além disso, reduz os níveis de açúcar no sangue, aumenta o metabolismo basal, tem boa quantidade de cálcio e auxilia na PERDA DE PESO. Ela também dá um sabor especial às sobremesas e frutas.
GUARANÁ EM PÓ
Tem efeito ESTIMULANTE, melhora a atenção e o rendimento na prática da ATIVIDADE FÍSICA. Uma colher de café por dia é o suficiente, adicionado ao leite, água ou suco.
CAFÉ
A especialista revela que o café otimiza a performance dos treinos, o rendimento e o desempenho cognitivo. Isso aumenta a AGILIDADE e a ATENÇÃO, além de reduzir a fadiga. Três a quatro xícaras por dia bastam.
ÁGUA GELADA
Tão simples e tão poderosa. Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 CALORIAS, pois é preciso elevar a temperatura do organismo para que ele tente se "reaquecer", e isso gera um gasto de energia maior.
PIMENTA VERMELHA (CAPSAICINAS)
Aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e o bom funcionamento intestinal. Alguns estudos mostram redução na ingestão alimentar e aumento do GASTO ENERGÉTICO após as refeições que contêm pimenta. Três a quatro gramas por dia em temperos em pratos quentes e saladas são o ideal.
FEIJÃO BRANCO
A FASEOLAMINA presente nele tem como propriedade inibir a atividade da enzima responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
A #pele e o #sono - como cuidar da pele enquanto dormimos... Fonte: Beleza na Web.
Quem nunca foi para cama de make? A limpeza do rosto antes de dormir remove as impurezas, a oleosidade e a poluição acumuladas durante o dia. Se tudo isso não for retirado completamente, os poros podem ficar entupidos e haverá um aumento dos radicais livres, o que acelera o envelhecimento.
E cuidado ao fazer isso ao redor dos olhos. Se usar força, podem surgir vasinhos ou olheiras escuras. O correto é limpar esta região sempre do centro para fora. Não há necessidade de fazer movimentos circulares.
E cuidado ao fazer isso ao redor dos olhos. Se usar força, podem surgir vasinhos ou olheiras escuras. O correto é limpar esta região sempre do centro para fora. Não há necessidade de fazer movimentos circulares.
Os cremes noturnos atuam na reposição celular e na reparação da pele. Ingredientes ideais para a noite: retinol e antioxidantes. Durante o sono, todo o organismo se recupera. E, à noite, a pele está livre dos efeitos da radiação ultravioleta, portanto é mais seguro aplicar essas substâncias."
É isso mesmo. O cabelo, no fim do dia, está sujo. Ainda mais se não foram lavados pela manhã. O ideal é prendê-lo levemente num rabo de cavalo, com uma echarpe, ou numa trança. Mas sem tracionar ou esticar demais. Assim, os fios não correm o risco de se quebrar ou de sofrer com queda.
Antes de colocar a cabeça no travesseiro, prepare o terreno. Quanto mais macia a fronha, melhor. Isso porque o atrito irrita a pele. Vale até colocar um lenço de seda ou cetim em cima da fronha para dormir. Além disso, é preciso trocá-las uma vez por semana, no mínimo, para evitar acúmulo de pó, bactérias e células mortas.
Sabe aquela posição da Branca de Neve ou da Bela Adormecida, deitada de barriga para cima, com os braços sobre o peito? Ela é a melhor para a beleza do seu rosto. De bruços ou de lado, você corre mais riscos de desenvolver rugas (as chamadas sleep lines): a pele se dobra, o que cria um vinco e uma degradação do colágeno, o que se traduz em marcas permanentes e falta de elasticidade.
A água ingerida durante o dia vai colaborar com o processo de reconstrução noturno: os níveis de hidratação corporal são balanceados, ajudando a pele a se recuperar. Oito copos é a cota mínima!
Ele é inimigo do sono profundo. A ingestão de muito açúcar ou de carboidratos antes de dormir desencadeia a liberação de insulina, que interfere nos níveis do hormônio do crescimento. O ideal é manter o cardápio em proteínas e fibras e, para melhorar ainda mais a qualidade do sono, focar em alimentos ricos em melatonina, como tomate, cereja, uva e castanha.
O álcool interrompe a habilidade natural do corpo de rejuvenescer a pele e os músculos. A bebida desencadeia a liberação de cortisol, que causa perda de colágeno e a dificuldade de chegar ao sono profundo. Melhor parar pelo menos três horas antes de ir para a cama, ou sua pele pode ficar ainda mais oleosa, respirar menos e envelhecer mais.
Ver TV, checar os e-mails, Instagram e Facebook antes de ir para a cama pode ser o sinônimo de noite mal dormida. Se a mente não relaxar, o sono não será completo. Desligar qualquer aparelho 30 minutos antes de dormir, ler um livro ou ouvir música relaxante pode garantir uma noite realmente tranquila.
E cair na cama cansada ou cheia de preocupações vai resultar, no dia seguinte, em olhar cansado, pele áspera e desidratada. Dez minutos de meditação antes de dormir limpa a mente para uma noite de sono profundo. Basta focar a atenção na respiração profunda, por dez vezes.
E cair na cama cansada ou cheia de preocupações vai resultar, no dia seguinte, em olhar cansado, pele áspera e desidratada. Dez minutos de meditação antes de dormir limpa a mente para uma noite de sono profundo. Basta focar a atenção na respiração profunda, por dez vezes.
Assinar:
Postagens (Atom)