sexta-feira, 3 de outubro de 2014

#criolipólise vs. #lipoaspiração - tratamento não-invasivo da gordura localizada.


A criolipólise é o resultado do desenvolvimento e inovação em se tratando da melhoria dos contornos corporais, de forma não-invasiva (não-cirúrgica). Procedimentos que melhoram o contorno corporal permitem que os cirurgiões tratem áreas isoladas de excesso de gordura, que levam à aparência assimétrica e adiposidade em locais indesejados. Atualmente, a lipoaspiração é a técnica mais freqüentemente utilizada e eficaz para remodelamento do contorno corporal, mas, devido à sua natureza invasiva, observam-se os riscos inerentes a qualquer tipo de cirurgia, incluindo hemorragia e infecção, com um tempo maior de recuperação. Além disso, uma das complicações mais comuns da lipoaspiração é são irregularidades no próprio contorno. Criolipólise é uma tecnologia recente usado para reduzir a gordura localizada utilizando o resfriamento/congelamento dos adipócitos (células de gordura). Suas indicações incluem uma variedade de situações clínicas, especialmente para pacientes que desejam redução da gordura sem cicatrizes e para aqueles que não estão aptos a tolerar a anestesia geral necessária para formas mais invasivas de lipoaspiração. 

Embora o mecanismo exato ainda esteja sendo estudado, a criolipólise trabalha em um nível celular, abrangendo uma cascata que envolve inflamação seguida de fagocitose e apoptose. O tecido adiposo, em comparação com outros tecidos, é mais sensível a temperaturas baixas. As células adiposas passam por uma resposta inflamatória após a exposição a temperaturas baixas (-1 a -7 ° C) dentro das primeiras 72 horas, atingindo um máximo 14 dias após o tratamento. Entre 14 e 30 dias, a fagocitose das células adiposas começa. Em 60 a 90 dias, o processo inflamatório e há diminuição do volume das células adiposas. Este "ciclo" de eliminação da gordura dura cerca de 90 dias. 

Embora uma das maiores vantagens da criolipólise seja a sua segurança, alguns efeitos colaterais indesejados podem ocorrer. Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, diminuição da sensibilidade e dor na área tratada, mas nenhum desses problemas foi permanente. Por fim, embora seja eficaz em determinados casos, a criolipólise não substitui a lipoaspiração de grandes volumes de gordura.

Estudos clínicos têm demonstrado que a criolipólise é eficaz na redução da gordura nas regiões inferior e superior do abdômen, coxas (internas e externa), flancos e costas. Em termos de duração de resultados, estudos relatam redução de gordura sustentada por 2 a 5 anos pós-tratamento. Finalmente, os estudos mostram uma taxa de mais de 80% de satisfação entre os pacientes (mais de 80% dos pacientes recomendariam o tratamento a um amigo).